segunda-feira, 5 de maio de 2008

Ainda Há Príncipes Encantados...






"Não vêm montados em cavalos brancos, a empunhar espadas e a prometer a morte dos dragões. Vêm por nós. Vêm para nós. Só precisamos de prestar atenção.

O que transforma um homem vulgar no nosso príncipe é ele querer ser o homem da nossa vida. E há alguns que ainda querem. Se ficou sem consorte no dia de S. Valentim não desespere. Faça como uma amiga minha que quando sai do carro, retoca o baton e diz com uma convicção demolidora «o Príncipe pode estar em qualquer lado».
E pode mesmo. É uma questão de fé, arbitrária e alietória, mas pode acontecer. Até porque nós, os extraordinários, somos poucos, mas andamos por aí. Isto é o que diz outro amigo meu que é mesmo extraordinário e já encontrou a pessoa certa, pelo menos por agora. Foi ele que um dia me explicou o que era esse maravilhoso conceito da pessoa certa.

A pessoa certa não é a mais inteligente, a que nos escreve as mais belas cartas de amor, a que nos jura paixão ou nos diz que nunca se sentiu assim. Nem a que se muda para nossa casa ao fim de três semanas e planeia viagens idílicas ao outro lado do mundo. A pessoa certa é aquela que quer mesmo ficar connosco. Tão simples quanto isto. Às vezes demasiado simples para as pessoas perceberem. O que transforma um homem vulgar no nosso príncipe é ele querer ser o homem da nossa vida. E há alguns que ainda querem.

Os Príncipes Encantados não têm pressa na conquista porque como já escolheram com quem querem passar o resto da vida, têm todo o tempo do mundo; levam-nos a comer um prego porque sabem que no futuro levar-nos-ão à Tour d'Argent; ouvem-nos com atenção e carinho porque se querem habituar à música da nossa voz e entram-nos no coração devagar, respeitando o silêncio das cicatrizes que só o tempo apaga. Podem parecer menos empenhados ou sinceros que os antecessores, mas o que chamamos hesitação ou timidez talvez seja uma forma de precaução para terem a certeza que não se vão enganar.

O Príncipe Encantado não é o namorado mais romântico que nos cobre de beijos; é o homem que nos puxa o lençol durante a noite para não nos constiparmos e se levanta às três da manhã para nos fazer um chá quando nos dói a garganta. Não é o que nos compra discos românticos e nos trauteia canções de amor. É o que nos ouve falar de tudo, mesmo das coisas menos agradáveis. Não é o que diz Amo-te, mas o que sente que talvez nos possa amar para sempre. Não é o que passa metade das férias connosco e a outra metade com os amigos; é o que passa, de vez em quando, férias com os amigos.

O Príncipe que sabe o que quer, não é o melhor namorado; é o marido mais porreiro. Não é o que olha para nós todos os dias, mas o que olha por nós todos os dias. Que tem paciência para os meus, os teus, os nossos filhos e que ainda arranja lugar para os filhos dos outros. Que partilha a vida e vê em cada dia uma forma de se dar aos que lhe são próximos. Que ajuda os mais velhos a fazer os trabalhos de casa e põe os mais novos a dormir. Que quando está cansado fica em silêncio, mas nunca deixa de nos envolver com um sorriso. Não precisa de um carro bestial, basta-lhe uma música bestial para ouvir no carro. Tem quase sempre um cão. Gosta de ler e sai pouco à noite, porque prefere ficar em casa a namorar e a ver o Zapping. Cozinha o básico, mas faz os melhores ovos mexidos e vai à padaria num feriado.

O Príncipe é Príncipe porque governa um reino, porque sabe dar e partilhar, porque ajuda, apoia e faz-nos sentir importantes. Claro que com tantos sapos, bem vestidos e cheios de conversa, como é que não nos enganamos? É fácil. Primeiro, é preciso aceitar que às vezes nos enganamos mesmo. E depois é preciso acreditar que um dia podemos ter sorte. E como o melhor de viver é saber que um dia tudo muda, um dia muda tudo e ele aparece. Depois é deixa-lo ficar... e se for mesmo ele, fica."


Margarida Rebelo Pinto


Pois é, mas por enquanto resta-nos esperar: uns para que ele chegue e outros para comprovar se realmente é ele... E isto adapta-se também as princesas! Numa altura como esta, penso que está tudo bastante confuso. Já não são só os homens que magoam e viram costas, que enganam e que usam e abusam! Muitos homens sonharão com o Príncipe Encantado versão feminina...
Não é preciso muito. Basta convencermo-nos que, se realmente é isso que queremos, todos temos que fazer por sermos os príncipes/princesas da pessoa que está ao nosso lado!


13 comentários:

Anónimo disse...

É verdade Ni !!

Eles existem principes e princesas , mas não da forma idealizada, eles não são perfeitos ...

Também quem quer uma pricesa ou um principe perfeito ? Eu não !!!

Beijinhos grandes do Estranhito e tu sim deves ter algures por aí um borracho de um principe que ainda vai ser teu pois uma alma linda como a tua merece mais que merecido um belo de um principe !! :D

SONHADOR disse...

Os principes e as princesas já não são perfeitos.

Todos comentem erros.

Mas subscrevo a tua última frase: "Basta convencermo-nos que, se realmente é isso que queremos, todos temos que fazer por sermos os príncipes/princesas da pessoa que está ao nosso lado!"

Bjos doces.

OUTONO disse...

No lânguido esmaecer das amorosas
Tardes que morrem voluptuosamente
Procurei-o no meio de toda a gente.
Procurei-o em horas silenciosas!

Ó noites da minh'alma tenebrosas!
Boca sangrando beijos, flor que
sente...
Olhos postos num mundo humildemente
Mãos cheias de violetas e de rosas.

E nunca o encontrei...Prince
Charmant...
Como audaz cavaleiro em velhas
lendas
Virá, talvez, nas névoas da
manhã!

Em toda a nossa vida anda a
quimera
Tecendo em frágeis dedos frágeis
rendas...
- Nunca se encontra Aquele que se
espera!...

Florbela Espanca.

Ni disse...

Oh Perfeito Estranho... Eu bem ouço o cavalo branco ao longe mas nunca mais chega aqui a minha janela ;) É uma longa viagem!!

Também, quem os quer, não é? A pessoa perfeita não é aquela que carrega a perfeição mas que sabe demonstrar as suas imperfeições.

Beijinhos***

Ni disse...

Sonhador, por vezes pensa-se que se somos Amados não temos que fazer nada. Ainda existe a crença de que esse Amor manter-se-á para sempre... Até se pode manter, mas disponível já é outra conversa...
Temos que, como pagamos a água ou a própria casa todos os meses senão deixamos de as ter, sem obrigação, demonstrar, dar e não só receber. Mostrar que nós também podemos ser princesa/príncipe(s), não dos contos de fada mas da vida real!

Beijinho muito gande pa ti e pa tua filhota linda!!***

Ni disse...

Meu querido Outono, quando li este texto da Margarida a minha mente/memória escapou-se logo para este poema da Florbela Espanca...
Já conhecia e é uma pura verdade! Quanto mais procuramos menos encontramos, e por vezes a procurar deixamos de ver que até pode ter estado sempre a nossa frente!

Beijinho grande da Ni***

Sónia disse...

Olá princesa

Deliciei-me ao ler o texto, não sou particularmente apreciadora da Margarida mas acho que aqui ela acerta em cheio : )

E tb me tocou especialmente a tua sensibilidade para este texto...A cada dia que te conheço aprecio-te um pouco mais.

Um beijo muito doce

Pecadormeconfesso disse...

Hum. Interessante. Mas a Margarida é tão, light.

Anónimo disse...

Olá linda Ni...
Este teu cantinho parece que cheira a rosas, tal a beleza em tudo! :)

Continua assim!
beijinhos Elsa

Unknown disse...

Princesa NI se tivesse como te comunicar ate te teria convidado mas ... Estou como RP deste espaço QB em Almeirim e vamos ter coisas muito mas muito giras , bandas altamentes de gente amiga e quem ñ for passa a ser ;)

Estas convidadaaaaaaaaa
Vai ao meu hi5 esta la toda a publicidade

*Claro k o Hi5 mando na mensagem seguinte pois ñ sei se tens comentario moderados :))

Beijinhos Princesa eu tb ñ percebo mas tb gosto muitoooo de ti :))

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

E quanto aos princepes e princesas , esquece nem nos sapos ja se deve acreditar ... foram-se os princepes ficaram os cavalos, para ñ falar em alguns burritos , mas sabes como sou critica . Mas pronto eles são precisos ñ é? E nos gostamos deles e eu ñ me posso Queixar mas ja me queixei e bem ... Por isso , bora la acreditar ou fingir k acreditamos k ... que eles gostam é disso ;) lol

brincadeirinha

@martasta disse...

Adorei o teu post! E esta ideia de querer ser/ter o principe! É linda!!

Podes ser que esse que é principe da minha vida não demore a chegar :)

bjca XL