quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

"Na altura de criar, eu errei..."


Parabéns... Pede um desejo!

Por favor, aceita as minhas desculpas
Pergunto-me como é que terias sido...
Terias sido um pequeno anjo ou um anjo de pecado?
Um rapaz que corria por todo o lado
Junto com os outros miúdos,
Ou um pequeno durão com uns lindos olhos castanhos?

Eu paguei pelo crime antes de saber o sexo,
Escolhendo a nossa vida sobre a tua vida:
significou a tua morte...
E tu nunca tiveste sequer a oportunidade de abrir os olhos.

As vezes pergunto-me se, enquanto feto, terás lutado pela tua vida?
Terias sido um pequeno génio, um cromo da matemática?
Terias brincado com as roupas da escola deixando-me furioso?
Terias sido um pequeno "rapper" como o teu pai?
Ter-me-ias feito deixar de fumar encontrando um dos meus isqueiros?

Pergunto-me qual teria sido o teu tom de pele e a forma do teu nariz?
E a maneira como terias rido e falado, rápido ou devagar?
Penso nisso todos os anos, por isso peguei numa caneta: Parabéns!
Amo-te quem quer que tu tivesses sido...

O que julguei ser um sonho... Afinal era a realidade, e eu errei!

Eu tenho um milhão de desculpas para tu teres morrido.
Aposto que todos têm a suas razões para cometer um homicídio.
Quem pode dizer se teria resultado
E quem pode dizer que não teria?

Eu era novo, estava na luta...
Mas tinha idade para ser teu pai.
O medo de ser como o meu pai nunca desapareceu.
Penso nisso muitas vezes entre golos de cerveja.
A minha ideia de família era artificial e falsa.
Por isso na altura de criar eu errei!

Agora tens um irmãozinho, será que ele és tu?
Talvez nos tenhas perdoado sabendo com estavamos confusos.
Talvez, sempre que ele sorri, és tu, orgulhosamente, sabendo...
Que desta vez o teu pai fez o que estava certo.

Nunca digo a uma mulher o que fazer com o seu corpo,
Mas se ela não gosta de crianças não estamos na mesma estrada.
Penso nisso todos os anos, por isso peguei na caneta:
Parabéns!

Amo-te quem quer que tu tivesses sido.
E dos céus até ao ventre e de volta para os céus,
Do final até ao fim sem nunca ter começado,
Talvez um dia...
Nos vejamos cara a cara num lugar sem tempo ou espaço!

O que julguei ser um sonho, afinal era a realidade...
Eu errei!

2 comentários:

Anónimo disse...

Texto forte e no mínimo "polémico", numa altura em que o tema está na ordem do dia. Nem vou opinar porque apesar de ter a minha ideia sobre o assunto, respeito as contrárias à minha.

Apenas deixo um conselho: "Sejam responsáveis!"

SONHADOR disse...

este tema é sempre polémico estando, agora, tão perto de um novo referendo.

adorei o texto.

bjos.