quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Coragem: um dos braços do Amor...


"A palavra «coragem» é muito interessante. Provém da raiz latina, cor, que quer dizer coração—, portanto, ser corajoso significa viver com coração. Os covardes e só os covardes vivem com a cabeça; estão atemorizados, rodeiam-se da segurança da razão. Atemorizados, fecham todas as janelas e as portas e se escondem detrás. O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver com amor, com confiança; é entrar no desconhecido. É renunciar ao passado e permitir o futuro. Coragem é entrar por caminhos perigosos. A vida é perigosa, e só os covardes podem evitar o perigo, mas então, já estarão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, vital, sempre se aventurará ao desconhecido. Ali encontrará perigos, mas se arriscará. O coração sempre está disposto a arriscar-se, o coração gosta de apostar. A cabeça é um homem de negócios. A cabeça sempre faz cálculos, é ardilosa. O coração não é calculador. A palavra inglesa courage é muito bonita, muito interessante. Viver através do coração é descobrir o significado. O poeta vive através do coração e, pouco a pouco, começa a sentir no seu coração os sons do desconhecido. A cabeça não pode escutá-los, está muito longe do desconhecido. A cabeça está cheia do conhecido. O coração é futuro; o coração é esperança, o coração sempre está em algum lugar do futuro. A cabeça pensa no passado, o coração sonha com o futuro."

"Coragem" de Bhagwan Shree Rajneesh [OSHO]

Esta semana, que ainda não acabou, tem-me posto à prova. Peço desculpa, porque depois de ter conseguido manter-me forte e confiante durante vários dias, ontem fui fraca... E essa fraqueza acabou por me magoar ainda mais e por perturbar quem me queria ajudar. Ontem, faltou-me a coragem. Rendi-me a um medo que me atormenta e me persegue. Encarei-o durante tanto tempo sem temer e a minha energia traiu-me. Faltou-me a força para continuar. Mas hoje, o coração falou mais alto. Numa espécie de renovação, acordei cheia de energia e com vontade de seguir em frente. Acordei a sorrir... Tu, meu Amor, foste uma das minhas razões de vontade e força. Porque te magoei ao não falar contigo com medo de me achares fraca... E em consequência, acabei por o ser, quando já não me podias abraçar ou agarrar as minhas mãos, mas apenas ouvires-me a chorar num sítio onde não conseguias alcançar... Porque perturbei a tua paz não te deixando chegar até mim, ouvindo-te mas não te escutando, fazendo com que te sentisses revoltado com a incapacidade de não conseguires fazer parar a dor que me torcia o pensamento e o coração. Hoje acordei a sorrir! Pedir-te desculpa não serviria de nada... Mas se soubesses que sorria, seria um calmante nesse lindo coração. Conseguir ser novamente forte e como sempre me conheceste - a sorrir! Pensar no futuro... Tanta coisa boa que está a acontecer na minha vida: o coração cheio, prestes a rebentar (sorrisinho manhoso), uma experiência nova: a independência completa, uma óptima equipa de trabalho, uma segunda família excelente e fantástica com tanta gente nova que tem tanto para me ensinar e eu tanto para aprender com eles, consigo correr e andar aos pulos logo de manhã e ao fim do dia, consigo sorrir com a alma tranquila e o coração cheio de energia. E enquanto isso acontecer, é sinal que não falta Amor na minha vida. E é esse Amor, que vive em mim e com o qual eu sou abençoada, que me dá a coragem que sinto hoje para enfrentar as dificuldades e as surpresas que a vida vai criando para mim... E se as lágrimas caem agora, é porque me dei conta novamente, ao escrever este texto, o quanto o ser humano deixa de ser frágil se não estiver sozinho...

5 comentários:

SONHADOR disse...

então?
onde está a força?

a nossa vida é mesmo, repleta de altos e baixos.
tens de ter mais força interior para aguentar todas as adversidades que a vida nos traz.

TENS DE SER FORTE!!!!

Fala com o teu namorado.

Bjos e FORÇA

Lia disse...

Ao ler-te, lembrei-me de algo que li...
Espero que gostes...

O que faz o medo!


Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto.
Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava.
Levava-os para uma sala, que tinha um grupo de arqueiros num canto e uma imensa porta de ferro do outro, na qual tinha gravadas figuras de caveiras cobertas de sangue.
Nesta sala ele fazia com que ficassem em círculo, e então dizia-lhes:

"Podem escolher entre morrer atingidos pelas flechas dos meus arqueiros ou passarem por aquela porta e serem lá trancados por mim."

Todos os que por ali passaram escolhiam serem mortos pelos arqueiros.

Ao término da guerra, um soldado que servira o rei por muito tempo, disse-lhe:

"Senhor, posso fazer uma pergunta?"

"Diga soldado."

"O que havia atrás da porta assustadora?"

"Vá lá e veja!"

O soldado abre vagarosamente a porta, e percebe que à medida que o faz, raios de sol vão entrando pela sala, iluminando-a.
Ao abrir a porta por completo nota que esta levava a um caminho que conduziria à liberdade.
O soldado admirado olha apenas para o seu rei, que lhe diz:

"Eu dava-lhes a escolha, mas eles preferiam morrer a arriscar abrir esta porta!"



Quantas portas deixamos de abrir com medo de arriscar?
Quantas vezes perdemos a liberdade e morremos por dentro,
apenas porque sentimos medo de abrir a porta dos nossos sonhos?

Beijinhos e nunca desanimes, o sol sempre brilhará

Ni disse...

Sonhador,

Obrigada pela força! A coragem não me falhou, apenas fui abaixo para me levantar com mais força ainda... Conclui eu.
Parabéns pela tua menina ;)

Lia,

as tuas palavras são sempre calmas e coerentes... a conclusão do meu post é que tive medo por um dia e não voltei mais a tê-lo. A mesma da história.

Beijinho grande aos dois*

Xuinha Foguetão disse...

Ni,

gosto de te sentir assim.

Aproveita esse Amor e retribui. :)

Não há nada melhor que amar e ser amado.

Vai e luta.

Beijocas grandes

Anónimo disse...

Ja te disse que és linda? Vezes suficientes para entenderes que és algo de muito belo no Mundo?

Hoje dei-te a saber o que desconhecias. Não tremeste nem um pouco ao ouvires que te Amo e que o é assim desde que te conheci há incontáveis anos atrás.
A lembrança do teu sorriso e da tua vergonha inocente permanecem onde nasceste em mim. E vivem também, como posso sempre ver, em ti até hoje.
Porque esta menina deliciosa não mudou nada, apenas se aperfeiçoou.

E falando em coragem, ela não me faltou para te revelar um segredo que eu sabia tu irias acolher com as tuas fantásticas mãos... As tuas mãos são lindas, sabias? E macias, e tu dizias que "sabes Pedro, é Verão e usam-se muitos cremes como o protector e o creme pós-solar, é normal que a pele das mãos fiquem demais hidratadas" e eu pensei para mim que elas eram macias por serem tuas.

Conversaste comigo, deste-me a mão e disseste para eu contar contigo. Que por aqui ja tinhas passado, mas que a tua história, como eu compreendi, não seria o melhor exemplo.

Confessaste-me que Amar é a melhor coisa do Mundo, para ti. E que eu devia encontrar em mim maneiras de espalhar esse Amor. E em tom de brincadeira "e que sobre um bocadinho para mim".

Não estás bem. Eu sinto à distância. Mas, mesmo sem forças, como aqui o dizes, conseguiste suportar o meu sentimento e ser o que eu contava que fosses: Fantástica e Bela!! Não falaste, "é um assunto um pouco delicado e particular" e eu pensei se o meu também não o seria.

Devo dizer-te que tenho orgulho em Amar-te e que serás sempre a mais perfeita mulher dentro de mim. Entendes-me como ninguém.

E o resto foi dito entre o teu olhar sereno e o meu de silêncio.
Até pareço tu a escrever. Poético, não?

Continuarei a ler a tua felicidade!

Aquele beijo que nunca te dei... Minha Nini :)

Pedro